top of page

SaaS

O SaaS
 

A água vem se tornando um dos recursos mais escassos do século XXI. Diante desse contexto surge o desafio de garantir investimentos eficazes para otimizar o uso deste recurso, com o intuito de aumentar a produtividade e a eficiência global da água nos sistemas de irrigação. A pequena propriedade rural  não conta com sistemas inteligentes de irrigação e sofre com atravessadores na comercialização. O SaaS faz uso de tecnologias de baixo custo e acessíveis para sanar este problema.  Implantamos um sistema de irrigação inteligente baseado em IoT com sensor de umidade, integração de sistemas com LoRa, App para controle e comunicação e, por fim, promoveremos acesso do produtor ao sistema de Market Place para comercializar seus produtos. 

Sensor de umidade.JPG
Sensor de Umidade
 

sensor de umidade do solo consiste em 3 partes: duas sondas que entram em contato com o solo (10 e 30 cm), e um pequeno módulo contendo um chip comparador LM393 (datasheet), que vai ler os dados que vêm do sensor e enviá-los para o microcontrolador, no nosso caso, um Arduino Uno. O sensor será montado em um bastão que será alimentado por energia solar e se comunicará por rádio LoRa.

Rádio LoRa.JPG
Comunicação LoRa
 

LoRa (Long Range) é uma tecnologia de comunicação Wireless de longo alcance mas com baixo consumo de energia. Estas características tornam LoRa uma tecnologia ótima para utilização em redes wireless de IoT (Internet das coisas). Seu alcance pode chegar até 3 Km e seu papel será prover a comunicação entre o sensor de umidade e o sistema de bombeamento (poço, represa, etc), o qual será acionado de acordo com as necessidades de irrigação do cultivo.  

Celular2.JPG
App Celular

 

Será desenvolvido um App para celular que possibilite a comunicação com os sensores e armazene os dados de irrigação, inclusive da área cultivada e da estimativa da colheita, que será informada pelo agricultor. Os dados de irrigação serão importantes para o agricultor e os órgãos de fomento e suporte técnico (Emater, CDRS-SP,etc). Os dados os de cultivo, tais como tipo de produto e seu volume, irão abastecer o Market Place.  

Market Place 1.JPG
Market Place
 

Aproveitando o ambiente de canal com a internet, o SaaS terá um Market Place que funcionará como um “CEASA” virtual. Ele será portal de vendas online colaborativo, onde o produtor poderá ofertar sua safra. Ou seja, diferente do que ocorre hoje em todo o país, se o produtor conseguir quebrar algum elo do comércio de alimentos e vender direto ao atacadista ou varejista, poderá agregar cerca de 40% no valor do produto em sua renda. O SaaS entende que a sustentabilidade ambiental passa, sobretudo, na melhoria da qualidade de vida do homem no campo.

bottom of page